Acredito que atualmente a guerra no mundo mobile, não esteja mais ligada ao hardware, mas sim pelo sistema operacional dos mesmos. O hardware do iPhone não é tão original assim, o que é fantástico nele é o seu design de interação e o marketing, assim como o iPod.
O que me deixou um tanto chateado com a Apple foi a sua política ultra fechada para o desenvolvimento de software para o iPhone, o SDK que é o conjunto de ferramentas para o desenvolvimento já foi liberado com 1 ano de atraso e ainda por cima conta com toda uma mega burocrácia.
"Um dos problemas que os desenvolvedores brasileiros vão enfrentar, segundo o especialista, é que inicialmente Apple só está liberando seu programa de certificação para quem está nos Estados Unidos. “Mesmo que eles desenvolvam algum aplicativo interessante não será tão fácil, pelo menos por enquanto, obter o certificado digital para poder distribuir pela App Store no iPhone”, ele aponta."
"Outra questão é a limitação do tipo de aplicativo aceito pela Apple na loja oficial App Store, que venderá os softwares cobrando uma comissão de 30% do valor do aplicativo. “Eles já disseram que alguns aplicativos serão barrados, como VoIP, por exemplo”, justifica Leite."
Referência das citações
Estudo de caso de um desenvolvedor
Já o Android, sistema operacional open source da Google, poderá ser usado por qualquer empresa que o queira em seus hardwares, e onde a sua SDK já circula desde de novembro passado, possui o grande diferencial da facilidade (entenda como não burocrático) para o desenvolvimento e distribuição do software produzido, além do que as aplicações para ambos podem ter acesso aos mesmos recursos de hardware (WiFi, GPS, câmeras, cartões, etc etc).
Acredito muito no potencial do Android, muito maior que o do iPhone, pela postura que apresenta.
Lembranças do passado da Apple, mostram o que é manter uma arquitetura fechada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário