sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Usabilidade!

Um livro muito bom que estou lendo no momento é o Design de Interação do Roger e Sharp Preece, e outro que é o User Interface Design For Programmers do Joel, que realmente faz você programador despertar para uma nova perspectiva - a do usuário.
E mostra que através de uma boa observação e pesquisa do comportamento desses usuários, conseguimos fazer do nosso software algo fácil de usar, fala também das metas decorrentes da experiência do usuário (satisfação, alegria, raiva e outros sentimentos) e das metas de usabilidade (eficiência, eficácia, segurança,learnability,memorability), assim como a importância da prototipação e da cooperação de usuários reais no processo de design.

Uma bela citação de Hillel Cooperman para compreendermos melhor:

"A user interface is well-designed when the program behaves exactly how the user thought it would be."

"Uma interface de usuário bem desenhada é quando o programa se comporta exatamente como o usuário pensou que iria ser."


E ele complementa dizendo "Everything else is commentary. All the other rules of good UI design are just corollaries."

"Todo o resto é comentário. Todas as outras regras do bom design de interfaces de usuários são apenas consequências."

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tathy

Uma mulher para colorir os meus dias, e não acontecia a muito tempo, estava sempre com um sentimento de que faltava alguém.
Não sei o que o futuro nos reserva, mas que o que ela depender de mim, ela terá todo o meu apoio e carinho do mundo.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

iPhone e Android no longo prazo

Acredito que atualmente a guerra no mundo mobile, não esteja mais ligada ao hardware, mas sim pelo sistema operacional dos mesmos. O hardware do iPhone não é tão original assim, o que é fantástico nele é o seu design de interação e o marketing, assim como o iPod.

O que me deixou um tanto chateado com a Apple foi a sua política ultra fechada para o desenvolvimento de software para o iPhone, o SDK que é o conjunto de ferramentas para o desenvolvimento já foi liberado com 1 ano de atraso e ainda por cima conta com toda uma mega burocrácia.

"Um dos problemas que os desenvolvedores brasileiros vão enfrentar, segundo o especialista, é que inicialmente Apple só está liberando seu programa de certificação para quem está nos Estados Unidos. “Mesmo que eles desenvolvam algum aplicativo interessante não será tão fácil, pelo menos por enquanto, obter o certificado digital para poder distribuir pela App Store no iPhone”, ele aponta."

"Outra questão é a limitação do tipo de aplicativo aceito pela Apple na loja oficial App Store, que venderá os softwares cobrando uma comissão de 30% do valor do aplicativo. “Eles já disseram que alguns aplicativos serão barrados, como VoIP, por exemplo”, justifica Leite."

Referência das citações

Estudo de caso de um desenvolvedor

Já o Android, sistema operacional open source da Google, poderá ser usado por qualquer empresa que o queira em seus hardwares, e onde a sua SDK já circula desde de novembro passado, possui o grande diferencial da facilidade (entenda como não burocrático) para o desenvolvimento e distribuição do software produzido, além do que as aplicações para ambos podem ter acesso aos mesmos recursos de hardware (WiFi, GPS, câmeras, cartões, etc etc).

Acredito muito no potencial do Android, muito maior que o do iPhone, pela postura que apresenta.

Lembranças do passado da Apple, mostram o que é manter uma arquitetura fechada.